top of page

Por que os produtos no Brasil custam mais caro?

Por Luciane Pires.

SERÁ QUE É DEVIDO AOS IMPOSTOS? OU SERÁ QUE É A 'MARGEM DE LUCRO' DAS EMPRESAS QUE É MAIOR DEVIDO AO QUE OS 'MARKETEIROS' CHAMAM DE 'VALOR PERCEBIDO' PELO BRASILEIRO?

O diretor de uma grande montadora fala sobre o mercado brasileiro, "O povo paga porque acredita que quanto mais caro é o carro, mais poder (prestígio) ele tem".


O valor dos carros no Brasil chegam a até 200% o valor de custo e de impostos cobrados pelos governo. Portanto, o 'valor percebido' se deve ao aumento do poder de compra do brasileiro e a falta de educação financeira.


Não são os impostos do Brasil que elevam disparadamente o valor dos produtos, mas sim, a má educação fincanceira do brasileiro - o povo passou a ter cartão, financiamento, crédito fácil, e com isto, passou a consumir de produtos e serviços diferenciados e até, personalizados: bens, viagens, como: tecnologia, restaurantes, estética e bem estar. Contudo, não aprendeu a pagar, e nem reclamar. O brasileiro "entende" que ao consumir um produto mais caro, está adquirindo também o de melhor qualidade; e isso nem sempre é verdade. O que acontece ai, é que muitas empresas iniciam o seu processo de venda, não com produtos produzidos com os melhores insumos, mas sim, com a estratégia mercadologica de elevar os preços ao máximo a fim de atingir a classe A, para só depois fazerem a desnatação: "Quanto maior o preço, mais 'doutor' ele se sente" - diz o vendendor de uma tradicional montadora de importados na cidade de Porto Alegre.


É disso que vive o Marketing de Luxo. Confira a matéria abaixo:




Embora os exemplos sejam de montadoras, a estratégia de aumentar a margem de lucro segundo o 'valor percebido' é usada para quase todos os produtos que se apresentam como 'Inovação' no mercado brasileiro.


JORNAL HA NEWS.jpg

E o resultado disso é...


4f9a374c487bcebbb0b388454b38a707.jpg

bottom of page