top of page

Propaganda negativa.

Por: Redação.



Negativa!


Assim está sendo a repercussão da nova campanha de uma tradicional marca em facas e talheres. E parece que o pessoal decidiu protestar...


Criada com o conceito de que o "o churrasco é um dos pilares do mundo", a marca apostou numa proposta que vai na contramão do que as maiores autoridades mundiais, como a ONU, vêm anunciando nas últimas décadas: que se faça a urgente redução no consumo de carne.


O churrasco não é a evolução do homem. O homem não é 'Homem' porque descobriu o churrasco. O cérebro do homem não precisava de carne para crescer. Não chegamos "ao que chegamos" por causa do churrasco. A roda não foi inventada para transportar o churrasco. Os portugueses não vieram buscar especiarias para seus churrascos. O homem não se tornou mais inteligente a partir do consumo de carne. E nem o bigode passou a existir para esconder o suor que se forma quando se assa o churrasco.


Não é brincadeira! Pelo menos não é isso que pensam centenas de pessoas pelo Brasil todo que se uniram e manifestaram indignação nas redes sociais. As propagandas deveriam conscientizar o consumidor e não só visar o benefício monetário de suas contas, afinal, para bom entendedor, os prejuízos são incalculáveis. Não se trata apenas de mais uma propaganda de churrasco; contestar isto seria banal pela aceitação do senso comum, embora inexata sob o ponto de vista ambiental. Trata-se da ‘história’ contada no curta institucional da marca que está indo ao ar todos os dias. "Brincadeirinha"... é piada; diriam alguns. Mas quantos aceitariam uma piada pedófila, racista, homofóbica ou xenofóbica em plena TV aberta no horário nobre da telinha? Então, por que há de se aguentar uma piada especista?


É evidente que o churrasco ainda é uma tradição e que não terá fim do dia para a noite. Não é isso que está sendo questionado. E sim, a veiculação de certos temas que, além de ser falaciosos, agridem uma parcela da população. E pasme, estamos falando de gente que também consome (ou consumia) seus produtos.


Há diversos estudos científicos que apontam os malefícios da carne para a saúde humana.


Destacamos abaixo alguns deles:



Em virtude disto, crescem cada vez os adeptos à conscientização das pessoas quanto aos prejuízos da carne na saúde e em relação aos impactos ambientais, uma vez que a pecuária é apontada com A PRINCIPAL FONTE de desmatamento mundial; dentre outras ações prejudiciais ao planeta, como geração de lixo e maior eliminação de gás metano, potencializando o efeito estufa.


E além disso, só no Brasil, são mais de 18 milhões de ambientalistas, vegetarianos/veganos, protetores dos animais e defensores do planeta. No mundo todo, passam de 600 milhões. Toda essa pegada demográfica daria para encher um país com mais população do que toda a União Europeia, juntos. E não ouvir o que grita este enorme público, é um erro grosseiro, inclusive do ponto de vista do marketing e na construção do branding.


Acha que é exagero? Então, assista este video do Festival Melbourne de Alimentos e Vinhos.



onu.jpg
lixo.jpg

1467334_625905427469006_476542860_n.jpg
10492011_557726407682479_5334874038246586204_n.jpg

.

.

.

.

bottom of page