top of page

O soldadinhos da saúde e da beleza.

Por Luciane Pires




Minha mãe, que nunca me deu uma palmada sequer e sempre foi muito pedagógica, me ensinou da seguinte forma: dentro do nosso corpo existem soldadinhos, tem um pra combater a gripe, um pra combater a infecção, um pra deixar o cabelo bonito (esse cuida também das unhas), tem um pra deixar os ossos fortes, outro que fortalece os músculos, um que combate o câncer - são diversos soldadinhos que formam um exército. Eu os imaginava com cara de "biscuit" redondinhos e coloridos. Sempre amei meus soldadinhos. E então a mãe continuou explicando... que a sujeira, a tristeza e principalmente a comida traziam bactérias, vírus e protozoários que eram "bandidinhos" que queriam entrar no nosso corpo e roubar nossa saúde.


Então, quando nosso exército estava fraquinho, os "bandidinhos" acabavam vencendo. Mas se déssemos um prato de comida bem colorido com uma "porçãozinha" para cada "amiguinho", seriamos fortes, bonitos e venceríamos todas as batalhas do Bem contra o Mal.


- Meu marido sempre teve muitos problemas de pele como frieiras e outros tantos como circulatórios e também digestivos, frequentemente, queixava-se também de muito cansaço (fadiga crônica). Ele cresceu se alimentando com MUITA, MAS MUITA CARNE - mesmo!! -, e produtos brancos como massas, batatas, maioneses...pra acompanhar, a boa e velha Coca-Cola. O resultado disso não podia ser diferente: usava corticoides, antialérgicos para pele, mucosas, etc. Quando casamos, ele passou a se alimentar da munição dos soldadinhos e se tornou uma pessoa sem problemas de saúde nenhum.

E assim seguiu por 6 anos.


prote.jpg

Devido a uma mudança em nossos empregos, neste último mês, ele passou a se alimentar na rua (eu não, não abri mão da minha marmita feia por mim mesma depois que eu chego da aula!). Mas pra ele, o saldo é que em apenas 1 mês comendo fora, os problemas de pele, circulatórios, digestivos voltaram a todo vapor. Fez "carinha de choro" pra levar marmita de casa de novo, porque aqui em casa os serviços são todos divididos: "ok, você pica e eu cozinho" (a meia noite, depois da aula), haja plano alimentar pra segurar esse casal que não quer comer na rua de jeito nenhum.


E lá vamos nós, cozinhar quase meia noite (de novo!) pra garantir a munição para todos os nossos soldadinhos, preparando uma porção pra cada um... (agora, pra dois humanos adultos e saudáveis). =]


Pense com carinho! A maioria de nós é criado para comer tudo quanto é porcaria industrializada: conservantes, corantes, hormônios, fermentes, condimentos... e pra tapear, usar cremes na pele para tentar amenizar o impacto das toxinas - fazer o que é mais fácil no cotidiano corrido, facilitar ao máximo e "tapear depois". Daí a indústria de alimentos se aproveita; recentemente vi uma propaganda da Sadia dizendo que hoje em dia ninguém mais tem tempo de "deixar a carne marinando". Primeiro, em se tratando de carne seria excelente reduzir (saiba os motivos). Segundo, você só tem duas alternativas: ou se cuida ou se deixa apodrecer de dentro pra fora porque não tem tempo e parte para intervenções cirurgicas, remédios e tratamentos agressivos para combater os problema de saúde e envelhecimento precoce que virão; quando na verdade, a saúde é celular e as células são revestidas das enzimas que ingerimos.


É muito - mais muito mais mesmo!!!! - muito mais produtivo ingerir alimentos saudáveis para prevenir as doenças e o envelhecimento, do que tratar com remédios, procedimentos cirurgicos e intervenções que agredirão ainda mais suas células e afetarão pra pior o seu organismo gradativamente.

tia.jpg

Tia Dete, 65 anos, vegetariana há 45 anos, fazendo Pilates no teto.



Meus parentes que comiam de tudo já se foram, os que cuidam dos soldadinhos, estão fazendo Pilates no Teto com 65 anos. Não se trata apenas de morrer ou não, ouço gente dizendo, "mas todos vamos morrer um dia, melhor comer de tudo!". É muito mais que isso, trata-se de qualidade de vida. Envelhecer com saúde, ser um velhinho enxuto, mais jovem, mais ativo, mais alegre, sem sofrimento em salas de UTI ou ter alguém trocando nossas fraldas. É nossa obrigação fazer tudo que estiver ao nosso alcance para termos uma vida com qualidade.

Acesse >>> Minhas Receitas


bottom of page