top of page

Doze PRINCIPAIS motivos para tornar-se vegetariano.


jjjbhb.jpg

Por Luciane Pires – Publicidade do Bem Imagem: Reprodução do Vista-se



A discussão sobre o porquê virar ou não vegetariano está cada dia mais presente nas redes sociais e no cotidiano de amigos e familiares. Segundo dados do IBGE, o número de vegetarianos, só no Brasil, já supera os 15,2 milhões de pessoas. Essa estimativa é de uma estatística de 2012. Ao buscarmos números mais atualizados, teremos uma informação para dados ainda maiores.


No mundo todo, crescem os adeptos da alimentação indicada pela maior autoridade do mundo em nutrição, Associação Dietética Americana (ADA).


O novo panorama da alimentação brasileira vem ganhando novos moldes e as franquias apostam na alimentação vegana em pratos deliciosos, elaboradíssimos e fast foods de lanches como o Falafael no lugar do hambúrguer, é o caso do Subway Vegan.


Com a crescente demanda, aumenta a oferta, ou seja, ainda que muitos outros produtos sejam feitos de origem animal, quanto mais vegetarianos e veganos houverem no mercado, mais as empresas serão pressionadas ao uso de métodos substitutivos nos insumos destinados à fabricação de seus produtos. É simples assim: ‘expansão de mercado é igual a mais empresas voltadas ao nicho’ que cresce exponencialmente; gente de todas as classes e idades adeptas aos novos hábitos de consumo. Entre elas, mentes conscientes, bem informadas e principalmente ‘bem intencionadas’, que não precisam de muitas justificativas para deixarem de contribuir com a indústria da morte: “Se há sofrimento, isso basta!”


Recentemente um caso ganhou destaque na mídia, a cantora norte-americana, Jennifer Lopez, uma das personalidades midiáticas que mais usou casacos de pele na vida, declarou estar aderindo ​à​ dieta vegetariana. A discussão em torno do caso nas redes sociais, envolveu dúvidas e gerou muita polemica: estaria a celebridade em busca da juventude e beleza que vêm ‘implícitas’ para ​à​queles que deixam de consumir as toxinas contidas na carne ou o motivo de sua declaração em estar deixando de consumir [no prato] produtos de origem animal, estariam ligados ao meio ambiente e amor aos animais? O fato é, sem destacar os motivos de sua nova dieta, o movimento ganha mais uma adepta famosa.


Pensando que tudo que envolve sangue, remete ao primitivo, ao bárbaro, a era das cavernas; assim caminha a humanidade: para uma evolução cujo slogan foi bem aproveitado pelo Subway Vegan, ‘com 0% de crueldade’.


A verdade é que, para a maioria das pessoas que passam a alimentar-se de TUDO que existe num buffet, menos de carne, não precisam de muitos argumentos; para a grande maioria, o simples fato de nenhum senciente ser torturado e humilhado, já é motivo suficiente para tornar-se vegetariano.


Mas se este não é o seu caso, seguem alguns dos ‘porquês’, dentre os 12 mais ditos entre vegetarianos e veganos. Todos linkados para quem deseja aprofundar-se no assunto:


1) Deixar de contribuir para o desmatamento das florestas;

2) Livrar-se de toxinas da carne, como: conservantes, acidulantes, antibióticos; antidepressivos,ractopamina, etc;

3) Reduzir a morte e o sofrimento de animais;

4) Baixar seu nível de colesterol;

5) Reduzir a gordura abdominal;

6) Refinar o paladar;

7) Diminuir os impactos da indústria que mais gera lixo no planeta;

8) Aumentar a imunidade;

9) Colaborar para desaceleração do superaquecimento global;

10) Preservar animais silvestres;

11) Reduzir drasticamente os riscos de diversos tipos de câncer;

12) Eliminar um hábito mais nocivo que fumar 20 cigarros por dia;

.

.

.

.

bottom of page